A água pode explodir? : Troque seu Refil Purific No Site: http://www.ensaude.com.br/

terça-feira, 16 de janeiro de 2007

A água pode explodir?

Algumas notícias que recebemos via e-mail valem a pena serem registradas e disponibilizadas para que outras pessoas possaam ter acesso. Trata-se, assim pode-se dizer, grosso modo, de um serviço de utilidade pública.

A água pode explodir?

Esta informação é importante para alertar qualquer pessoa queutilize o forno de microondas para aquecer água. Este é um relato verídico:

Há cerca de 5 dias o meu filho, de 26 anos de idade, decidiu tomar um café instantâneo. Colocou para aquecer no microondas um copo com água (algo que ele já tinha feito muitas vezes). Não sei ao certo por quanto tempo programou o cronômetro do microondas, mas ele queria tirar a água fervendo. Quando o cronômetro desligou, abriu o forno e retirou o copo. Olhou para interior do copo, reparou que a água não estava borbulhando. Subitamente, a água "explodiu".O copo manteve-se intacto e a água saltou atingindo o seu rosto que ficou empolado com queimaduras de 1º e 2º grau. Talvez ele venha a ficar desfigurado e pode, também, perder parte da visão esquerda.

No hospital, o médico que o assistiu confirmou que esta é uma ocorrência bastante comum.

A explicação científica diz que a água explode porque o forno microondas a aquece a uma temperatura superior a 100 ºC. Quando a água é aquecida numa chaleira, no fogão, o fundo fica com uma temperatura superior a 100 ºC, desencadeando a formação de bolhas de vapor que sobem até á superfície aumentando, a troca de calor e permitindo que a água se mantenha a 100 ºC. No forno de microondas a água é aquecida, mas o recipiente não, assim, não se desencadeia a formação de bolhas que permitiriam arrefecer a temperatura da água. Desta forma, a água é aquecida a uma temperatura superior a 100'ºC, ficando à espera que algo desencadeie a formação de bolhas.Quando, por agitação ou adicionando açúcar ou café, se desencadeia a formação de bolhas, isso ocorre com tal intensidade que resulta numa explosão da água a uma temperatura elevadíssima, o que pode provocar queimaduras graves.

A recomendação que se tem é nunca aquecer, no aparelho de microondas, recipientes só com água, sem mais nada. Deve-se colocar alguma coisa dentro do recipiente, para difundir a energia, tal como uma colher de pau, etc. (nunca coisas metálicas!!!).

Esta informação vem sendo repassada de email para email. Você pode agora indicar nosso link para que todos possam ler e assistir ao vídeo.


Troque seu refil Purific
Aqui

Nenhum comentário: